Redação oficial relatório

Questão de concurso da matéria Redação Oficial e Outros documentos oficiais (e comerciais e administrativos) e Relatórios, questão 873388 - Índice 10 de 39 questões. REDAÇÃO OFICIAL Conceito A Redação Oficial é a maneira de se redigir todo ato normativo e toda comunicação do Poder Público. Redação Oficial é o conjunto de normas e práticas que devem reger a emissão dos atos normativos e comunicações do poder público.

O trecho a seguir estaria correto e adequado para compor um relatório: Os estudos indicam que serão necessárias 141 obras de infraestrutura para melhorar a eficiência do transporte ferroviário no Brasil. Doc (substituir partes em azul) Observação: Como a publicação da 3ª edição do Manual de Redação da Presidência da República apresentou mudanças significativas nos expedientes, esta página e seus modelos de documentos serão atualizados após a finalização dos trabalhos do Grupo de Trabalho. Compare um com o outro na sua pesquisa, procure referências de outras pessoas, leia os materiais do portal que você se interessou e procura por cursos online com certificado, já que assim você tem um documento oficial que comprova.

Redação Oficial A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Excelência o Relatório de Atividades referente a 2007 atenderia às normas de redação oficial para um expediente dirigido ao presidente do Senado Federal. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial deve caracterizar-se por impessoalidade, uso de padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Padrão culto na redação oficial decorre do fato de que está acima das diferenças léxicas, morfológicas ou sintáticas regionais, dos modismos vocabulares, permitindo, por essa razão, que se atinja a pretendida compreensão por todos os cidadãos.



Normalmente, num relatório, são usadas as três modalidades de redação: a descrição (de objetos, de procedimentos, de fenômenos), a narração (de fatos ou ocorrências) e a dissertação (explanação didática, argumentação).

(TRE-PI/ CESPE/ 2016) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), na redação de expedientes oficiais, é necessário a) evitar qualquer uso de linguagem técnica. É estruturada a partir de seis pilares, que têm origem nos princípios da Administração Pública: impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, concisão, clareza, formalidade e uniformidade.


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